Nos dias atuais, as mudanças acontecem muito rápido e a concorrência aumenta. Logo, estudar o cliente se torna extremamente importante para as empresas que desejam se manter no mercado.
Se você conhecer e estudar melhor seu cliente, poderá criar uma estratégia diferenciada e obter vantagem em relação a concorrência e ter uma fidelidade maior por parte do consumidor.
O ato de estudar o cliente deve ter foco em duas coisas: desejos e necessidades. Com isso, sua abordagem, desenvolvimento do produto, atendimento, pós venda, e principalmente adaptação da estratégia do atendimento melhorarão consideravelmente.
Responda estas perguntas se você tem dúvida se conhece realmente seus clientes: Quem são? (Idade média, sexo, estado civil) O que consomem? (hábitos) Ondem compram (e porque compram nestes lugares)? Quando compram? (aqui seria sobre a frequência de compra de determinados produtos que você ou o concorrente oferecem) e o principal, por que compram? (Motivação, um exemplo muito válido é perguntar como eles fazem a escolha do produto que mais os interessam, descubra os critérios e o principal fator de fechamento, e você descobrirá sua mina de ouro.)
Parece estranho, complicado? Não é. Escolha alguns clientes para estudar, comece com amigos e cuide a abordagem, se estão aparentemente com pressa ou não, mas faça!
E lembre-se: Nunca esqueça da pessoa que vem junto com o cliente. Por exemplo, inúmeras vezes quem decidiu a compra de um carro foi a esposa do cliente, mesmo ele fazendo todas as perguntas o tempo todo, e isso serve para todas as áreas. O diretor do Creci-SP afirmou: “A influência das mulheres sobre os homens no fechamento de um negócio é extremamente relevante”. E nunca esqueça das crianças. O diretor de contas do Ipsos publicou estes dados após estudo sobre este tema: “De cada dez crianças, entre seis e sete escolheram o que olhar na na TV e o que comprar, com um alto poder de influência sobre os pais, que se sentem pressionados a atender o pedido dos filhos”.
Então minha gente, muita atenção em quem vem junto, estudar e manter olhos de águia sempre para vender muito!