Como tornar a sua apresentação de vendas um sucesso

 
Quando as ligações de prospecção e os esforços de follow-up valeram a pena e você faz uma visita para apresentar o seu negócio para o seu potencial cliente, como você pode ter certeza de que fez a coisa certa?
 
Sua apresentação precisa estar de acordo com as necessidades de seus clientes, e você precisa estar preparado.
 
Se você quer garantir que fez a melhor apresentação possível de vendas, algumas dicas podem ajudar. Aqui estão algumas medidas úteis.
 
Antes da apresentação
#1. Conheça o negócio do seu cliente
Os clientes potenciais esperam que você conheça os seus negócios, clientes e concorrentes, bem como você conhece o seu produto e serviço.
 
Estude o mercado do seu cliente. Conheça seus problemas e tendências, e quais são seus maiores concorrentes.
 
Algumas ferramentas de pesquisa incluem o relatório anual da empresa, informações, catálogos e boletins informativos, publicações comerciais, e obviamente, a internet.
 
#2. Prepare a sua apresentação de vendas
Preparar a sua apresentação de vendas não é algo que você faz da noite pro dia. Por isso, sempre tenha uma apresentação escrita.
 
A estrutura básica de qualquer apresentação de vendas inclui 5 pontos-chave: a construção de relacionamento com o seu prospect, introduzir o tema, fazer perguntas para entender melhor suas necessidades, resumir seus principais pontos e fechar a venda.
 
Pense sobre os 3 principais pontos fortes do seu produto ou serviço e desenvolva sua apresentação fazendo perguntas para sondar as reações e as necessidades do seu cliente.
 
#3. Certifique-se de que você fala com a pessoa certa
Isso parece elementar, mas muitos vendedores esquecem desse ponto. Então, no último minuto, o comprador acaba dizendo que não pode seguir em frente, porque precisa de aprovação do chefe, parceiro de negócios ou até mesmo da esposa.
 
Quando você está buscando uma venda, pergunte sempre para seu prospect se você está falando com a pessoa certa, ou se existem outras pessoas que deveriam participar da apresentação.
 
#1. Construa rapport
Antes de começar a discutir negócios, construa relacionamento com o seu prospect. Para conseguir isso, faça o dever de casa. Descubra se vocês têm algum colega em comum, se gostam de esportes ou torcem pro mesmo time.
 
Saiba um pouco mais sobre a empresa e o indivíduo com quem você está conversando para você possa tornar o relacionamento genuíno.
 
#2. Faça perguntas
Não despeje no seu prospect um discurso de vendas enlatado. A maneira mais eficaz para vender é fazer as perguntas certas ao seu prospect e ver onde isso vai te levar.
 
Obviamente, essas perguntas precisam ser cuidadosamente estruturadas para induzir as necessidades de que o seu produto está pronto para satisfazer o seu prospect.
 
Faça perguntas que exijam mais do que uma resposta sim ou não e que lide com mais  do que apenas custos, preços, procedimentos e aspectos técnicos do negócio do seu cliente em potencial.
 
O mais importante ainda é fazer perguntas que irão revelar a motivação do seu prospect, seus problemas e necessidades, e seus processos de tomada de decisão.
 
Não tenha medo de perguntar a um cliente o que eles pensam ou sentem sobre o seu negócio pois é assim que você começa a atendê-los.
 
#3. Tome notas
Não confie em sua memória para lembrá-lo do que é importante para o seu prospect. Pergunte se está tudo bem para ele se você tomar algumas notas durante a sua apresentação de vendas.
 
Anote os pontos chave que possam ser úteis para você mais tarde, durante a sua apresentação.
 
#4. Certifique-se de anotar as objeções
Isso mostra ao seu prospect que você realmente está ouvindo tudo. Dessa forma, você pode responder a acusações especificamente, mostrando como o cliente irá se beneficiar com seu produto ou serviço.
 
Poderia ser, por exemplo, poupar dinheiro, aumentar a produtividade, aumentar a motivação dos funcionários, ou aumentar o reconhecimento do nome da sua empresa.
 
#5. Aprenda a ouvir
Vendedores que falam muito durante uma apresentação não apenas tomaram o tempo do seu prospect, como também geralmente perdem a venda.
 
Uma boa regra de ouro é ouvir 70% do tempo e falar durante 30% do tempo. Não interrompa. É tentador intervir e dizer ao prospect algo que você acha ser de vital importância.
 
Antes de falar, pergunte a si mesmo se o que você está prestes a dizer é realmente necessário.
 
#6. Vá mais fundo
Se um prospect lhe disser que estão buscando reduzir custos e aumentar a eficiência, você deve lhes dizer imediatamente como o seu produto atende a sua necessidade de redução de custos e eficiência?
 
Um vendedor mais inteligente faz mais. Ele faz mais perguntas e sonda ainda mais seus prospects.
 
Pode começar, por exemplo, perguntando algo do tipo: “eu entendo por que isso é importante. Você pode me dar um exemplo específico?”.
 
Pedir mais informações e ouvir as respostas permite posicionar melhor o seu produto e mostrar que você compreende as necessidades do cliente.
 
#7. Encontre o botão quente
Um cliente pode ter uma longa lista de necessidades, mas geralmente há um gatilho que vai fazer com que a pessoa considere a compra.
 
A chave para o botão é que ele é algo emocional, nada prático, que reforça a necessidade de reconhecimento, amor ou reforço social.
 
Digamos que você esteja vendendo participações em um clube de saúde. Para um prospect que está planejando uma viagem ao Havaí em 2 meses, o gatilho provavelmente é perder um pouco de peso para ter uma boa aparência em um biquíni.
 
Para um prospect que descobriu que tem pressão arterial elevada, o gatilho pode ser os benefícios do exercício para a saúde.
 
#8. Elimine as acusações
Quando um prospect levanta uma objeção, não o confronte imediatamente com uma resposta.
 
Em vez disso, mostre empatia dizendo: “vamos explorar suas preocupações”, e assim peça mais detalhes sobre as objeções.
 
Você precisa isolar a verdadeira objeção para que possa lidar com as coisas. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
 
a)    Ofereça uma escolha: use uma resposta como: “é o tempo de entrega, ou financiamento que está preocupando você?”.
 
b)   Chegue ao cerne da questão: uma alternativa pode ser: “quando você diz que quer pensar sobre isso, sobre o que você quer pensar?”.
 
c)    Trabalhe em uma solução: cada venda deve ser uma aposta, então você precisa do compromisso para fechar o negócio: “eu posso renunciar a taxa de entrega se você concordar com a compra”.
 
#9. Feche a venda
Não há mágica para você fechar a venda. Se você seguiu todas as etapas anteriores, tudo o que você deve fazer é pedir pelo pedido do cliente.
 
No entanto, alguns vendedores cometem o erro de simplesmente não pedir pela venda. É como se eles esquecessem qual é o seu objetivo final.
 
Para alguns vendedores, o fechamento é algo muito negativo. Se isso for verdade para você, tente mudar o seu pensamento para algo mais positivo, como a decisão.
 
Certifique-se de se pedir pela venda, uma vez que é isso que você quer.
 
Você está pronto para tentar?

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