DICAS

VENDEDOR Você é o responsável pelo seu dia.


Vendedor! Aproveite bem seu dia.
Se você não estiver com vontade de atender um cliente, não atenda. Deixe seu colega atendê-lo. Quando não estiver com vontade de trabalhar, NÃO vá trabalhar. A razão de uma empresa é VENDER, e o vendedor é a peça chave da engrenagem.
Vender é como andar de bicicleta: se o vendedor parar de pedalar, a bicicleta cai.
A preparação de uma venda pode ser comparada ao plantio de uma semente. Você prepara a terra, faz o canteiro, coloca a sementinha e também o adubo. Depois vai molhando, tira os inços que vão aparecendo e a planta vai crescendo. Aí chega a época de colher. O mesmo acontece com a venda. Você descobre o cliente, conversa com ele, mostra-lhe o produto, faz o test-drive e fecha o negócio.

Feita a venda, é hora de preparar um novo canteiro para uma nova colheita.

Vendedor! Sempre peça indicações.
Pergunte ao cliente se ele gostou do seu atendimento. Se a resposta for positiva, peça indicação. Se o cliente ficar satisfeito com seu trabalho, com certeza vai indicá-lo para seus amigos.
Eu sempre peço indicação e já vendi muitos carros em decorrência disso.
Meus clientes indicam-me por causa do meu bom atendimento e pelo bom trabalho que realizo com eles.
Portanto, vendedor, peça indicação sem medo.

Qual e o valor da sua marca

Vendedor: Cuide da sua marca, ela é o princípio de tudo. Afinal, você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão:
São detalhes que fazem a diferença.
·         Aparência: banho tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados. Parece óbvio demais, mas há quem negligencie isso.
·         Hálito - e muito importante para o vendedor ter um bom hálito
·         Cheiro – e importantíssimo numa relação o cheiro bom
·         Trajes - para cada ambiente, uma vestimenta apropriada. Roupas adequadas podem compensar uma baixa estatura, disfarçar um excesso de peso.
·         Acessórios - anéis, brincos, pulseiras, enfim, acessórios diversos são permitidos, desde que utilizados de forma regrada. E muita atenção com o excesso de cosméticos.
·         Etiqueta - atente para a necessidade de adquirir um bom livro com regras de etiqueta social.
·         Postura - uma postura elegante ao assentar-se e ao caminhar demonstra altivez, autoconfiança e independência, além de contribuir com sua própria saúde.
·         Vocabulário - procure ler bastante para ampliar seu vocabulário, ganhando maior versatilidade para falar em público. Tenha igual preocupação com a escrita.
·         Saúde - demonstrar estar saudável é mais do que apenas parecer bem. Isso implica em sono reparador, alimentação balanceada e prática regular de esportes.
·         Lembre se - o que é bom para você, às vezes, não é bom para o cliente.
·         Boas vendas
 

Autodisciplina, o segredo para realizar todos os seus projetos
Por Raul Candeloro


Por que algumas pessoas sempre conseguem realizar seus projetos enquanto tanta gente começa 17 coisas e não termina nenhuma?
Curioso sobre o assunto, que julgo fundamental para uma vida produtiva e plena de realizações, fui fazer uma busca na livraria sobre alguns livros que falassem com mais profundidade sobre resultados. Encontrei uma pérola chamada “Take the Steps” (uma tradução livre seria “Vá pela escada”, já que o livro está baseado numa frase famosa de que, num lugar com escada e elevador, nunca tem fila na escada), de Rory Vaden, diretor da Southwestern Consulting.
Basicamente, ele defende que, para ter sucesso em qualquer projeto, você precisa de autodisciplina e que sem ela todo o resto vai por água abaixo.
Depois de anos estudando o assunto, Vaden destilou sua “filosofia da autodisciplina” em 7 passos. Veja o que você acha e como pode adaptá-los à sua vida pessoal para melhorar sua própria disciplina.
1.       Sacrifício: Faça as coisas difíceis no presente e seu futuro será mais fácil. Pessoas de sucesso não demoram para resolver situações complicadas, porque sabem que a espera (quando provocada pela preguiça ou pelo medo do incômodo) só vai piorar a situação.Pessoas de resultados medianos fazem o contrário e por isso sofrem as conseqüências. Preferem fazer o que é mais fácil no presente e, por isso, tornam seu futuro mais difícil. Logo, faça as coisas difíceis no presente e seu futuro será mais fácil.
2.       Comprometimento: Quanto mais você tiver investido em algo, menos vai deixar que isso fracasse. Existe uma grande diferença entre estar 99% comprometido e 100% comprometido. Existe uma diferença ainda maior entre jogar para ganhar, jogar para não perder e jogar pensando se de verdade não deveria estar fazendo outra coisa. Logo, comprometa-se 100% com seus grandes planos se realmente quiser realizá-los.
3.       Foco: Foco é PODER. Se você colocar uma folha de papel no asfalto, num dia ensolarado, nada acontece. Se você colocar uma lupa e focalizar corretamente a luz do sol... ela pega fogo. Na verdade, o verdadeiro poder do foco está em começar a dizer ‘não’ às muitas distrações agradáveis e/ou urgentes, mas que não agregam valor nem cumprem a função de adiantar nossos grandes projetos. Logo, se quiser ter sucesso nos seus grandes projetos, tenha FOCO. (Na prática, isso significa a aprender a dizer “NÃO”.)
4.       Integridade: Esta é fácil de entender – nem sempre fácil de praticar. Faça o que é correto. Cumpra sua palavra. Fale sempre como se estivesse sendo gravado (você teria orgulho da gravação?). Ajude sempre que puder. Deixe as coisas e os lugares melhores do que quando você chegou. Use sempre linguagem positiva e motivadora, com você mesmo e com os outros. Integridade é algo do qual precisamos muito hoje em dia aqui no Brasil. Ser íntegro (e não apenas falar que é íntegro), em breve, vai ser um grande diferencial – pode apostar nisso. Estamos todos fartos da falta de integridade reinante em alguns grupos sociais. Logo, seja íntegro, alinhando seus pensamentos, suas palavras, seus atos e seus resultados.
5.       Administração do Tempo: Um dos princípios mais importantes do sucesso é a administração correta do tempo, pois ele reforça e torna palpável o verdadeiro poder do foco. Foco sem gestão do tempo é apenas conversa. Logo, administre seu tempo de forma a criar o máximo de tempo produtivo para focar em atividades prioritárias para o sucesso do seu projeto. (Isso também significa colocar em prática o “NÃO”.)
6.       Fé: Acreditar em algo é o que nos permite conviver com situações adversas ou negativas. Viktor Frankl, autor de Em Busca de Sentido (Ed. Vozes), tem um livro maravilhoso sobre isso. Não precisa ser fé em algo religioso (embora isso claramente ajude). Mas você precisa acreditar fortemente na nobreza da sua missão. Seu projeto tem que ser algo que você faz porque é uma expressão de quem você é. Não apenas pelos resultados que terá, sejam financeiros, de reconhecimento, etc. Mas sim porque é seu legado. Fé também lhe dá perspectiva. Por exemplo, geralmente encaramos nossos problemas como se fossem extremamente sérios. Raramente são. Parecem sérios porque colocamos neles uma perspectiva de curto prazo que é artificial na maioria das vezes. Logo, tenha fé nos seus grandes projetos, acredite na nobreza da missão (invariavelmente isso passa necessariamente por ajudar os outros) e coloque seus projetos na perspectiva correta.
7.       Ação: Depois de ler tudo isto, você pode concordar com cada palavra, achar tudo lindo... e não fazer absolutamente nada. Chama-se procrastinação (do latim procrastinare: pro, encaminhar; crastinare, para amanhã). Se REALMENTE quiser ter sucesso no seu projeto, você não pode ficar esperando a hora certa chegar. Pessoas de sucesso CRIAM o momento certo, mesmo que ele pareça imperfeito a princípio. Essa tendência de agir, mesmo que de maneira imperfeita, é característica fundamental do sucesso. Logo, AJA. Faça alguma coisa. Mexa-se!
De maneira resumida, você tem aqui um sistema simples para ter sucesso em seus projetos. Pode não ser o mais popular (emagreça, fique rico e mais bonito em 30 segundos!). Pode não ser fácil, mas é simples. Melhor ainda: funciona.
Abraço e boas vendas.

Material tirado da revista Venda Mais

11 DE JULHO DE 2008
O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA.
Uma das conquistas mais importantes da minha vida e um dos momentos mais felizes, foi quando eu fiz uma surpresa para meus pais. Eu dei de presente a eles uma casa. Foi um dia sensacional! Comprei uma casa e reformei-a, em Bagé. Somente eu e a minha cunhada sabíamos. Deixei a casa linda! Mandei buscar todos os móveis que havia na casa alugada e colocá-los na casa nova. Isso aconteceu bem no dia do meu aniversário, em 11/07/2007. Meu pai estava com câncer de próstata. Tinha vindo a NH fazer exames e tratamento. Sugeri a ele que alugasse outra casa, dizendo que ajudaria. Meu pai disse que havia uma casinha, na entrada da cidade, que estava sendo reformada e ficando muito bonita. Sugeriu que a alugássemos. Eu propus levá-los a Bagé para comemorar meu aniversário com eles, a fim de olhar a casa e saber o valor do aluguel. Convidei minhas duas filhas  para irem junto comigo a Bagé. Chegando lá, parei o carro em frente à casa e perguntei: era essa a casa, meu pai, que o senhor estava querendo alugar? Vamos descer e dar uma olhada! Quando entramos, minha mãe começou a olhar os móveis e reconheceu-os. Ela disse: meu filho, esses móveis são meus! Olhei para eles e disse: esta casa é de vocês! Foi um momento emocionante, porque meu pai já estava quase no final da vida e aquele momento foi o mais lindo para ele. Lembro que ele me olhou e me disse: tu é um guri que tá sempre aprontando. Me dá um abraço. Foram momentos de choro, risos... meus irmãos chegaram, nos abraçamos e rezamos o Pai Nosso.
Meu pai viveu até março de 2009. Terminou sua vida realizado com a casa nova. Minha mãe conta que ele falava para todo mundo que tinha recebido aquela casa de presente de seu filho.

A LIÇÃO QUE TIREI:
SE VOCÊ CRIAR UMA META, VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ATINGI-LA.
ESSA META, DE DAR UMA CASA PARA MEUS PAIS, EU A FIZ QUANDO TINHA 19 ANOS.
LEVEI 23 ANOS PARA REALIZAR, MAS REALIZEI.
PORTANTO, NUNCA DESISTA DAS SUAS METAS.

VENDEDOR, PARE E PENSE!
E veja se tem algo que merece sua atenção.
1. Tenho metas claras, objetivas e específicas, colocadas no papel, não apenas para meus resultados, mas também para as atividades que preciso realizar para obter esses resultados?
2. Tenho sempre um plano ‘B’, caso o plano ‘A’ não funcione?
3. Sinto os 5 orgulhos de todo campeão de vendas? (Orgulho de si mesmo, dos produtos/serviços que vende, da empresa em que trabalha ou que representa, de ser vendedor, dos resultados que proporciona aos clientes?).
4. Tenho sido um otimista realista?  (Acredito que vai ser difícil, e não fácil, mas que se eu me dedicar 100% vou conseguir?)
5. Tenho me dedicado continuamente a melhorar minhas técnicas e habilidades de vendas?
6. Em termos de atitude, tenho sido disciplinado, determinado e persistente nas atividades que mais agregam valor aos clientes e que mais me trazem resultados?
7. Tenho colocado meu foco e energia nas coisas que POSSO fazer e nas coisas sobre as quais tenho controle? (Ao contrário de reclamar do que não tem ou das coisas sobre as quais não tem controle).
8. Tenho planejado e administrado meu tempo de maneira eficaz?
9. Tenho trabalhado de maneira eficiente BENEFÍCIOS e DIFERENCIAIS dos meus produtos, serviços e empresa, ao invés de ficar ‘travado’ em preço baixo?
10. Tenho me dedicado a colecionar testemunhais de clientes satisfeitos e histórias de sucesso?
11. Meu cliente tem me procurado?
12. Tenho recebido indicações?
13. Tenho feito proposta para meus já clientes?
14. Minha carteira de clientes está renovando?
15. Quantos clientes ativos eu tenho?
Para pensar.
Toda ação gera uma reação.
CHICO FERRAZ

CLIENTE TEM PRESSA

VENDEDOR: Nunca espere pelo cliente. Ontem perdi uma venda por ter ficado esperando o cliente ligar. Ele não ligou. Foi à uma outra concessionária e fez a compra.
Mesmo que o cliente diga que vai voltar ou que vai ligar, NÃO espere: ligue VOCÊ! Não dê muito tempo para ele pensar! Pense por ele. Porque ele pode sair de sua empresa e comprar na vizinha.

LEMBRE-SE: NÃO É O CLIENTE QUE DEPENDE DO VENDEDOR E SIM O VENDEDOR DEPENDE DO CLIENTE.

O gerente é um vendedor.
O gerente sempre vende. Vende para seu vendedor, vende para o cliente do vendedor, vende para os amigos, vende nos eventos em que vai. O gerente normalmente é a cara da empresa. O gerente que não vestir a camisa da empresa não é bom gerente. Eu sou um vendedor que, onde estiver, estou vendendo. Por exemplo, fui a uma reunião de apresentação do diretor do Jornal NH. Na primeira conversa, perguntei-lhe que carro tinha. Ele me falou que tinha uma camionete. No mesmo momento, dei-lhe meu cartão, que levo sempre. O cartão é uma ferramenta do vendedor que não pode faltar. Levei quatro anos para vender para ele. Sempre que nos encontrávamos, perguntava quando iria trocar de carro. Um dia, ele me perguntou sobre os valores da Captiva. Começamos, então, uma negociação e o vendedor Chico Ferraz entrou em ação. Liguei para o cliente com uma proposta pronta.  No entanto, ele preferiu não trocar de carro naquele momento,  pois havia pago o IPVA e feito a revisão dos 30.000 Km. Não desisti e fiz uma contraproposta. Fechamos negócio. Meu cliente saiu feliz com sua Captiva.
Portanto, nunca esqueça você é o seu gerente.
Se venda.

Vendedor,
a tecnologia veio para ajudar!
Imagine-se mostrando, em seu note, imagens e informações do produto que você quer vender a seu cliente.
Vendedor, lembre-se: o cliente acredita mais no que vê do que naquilo que você fala. Por isso, se você ainda não está familiarizado com as novas tecnologias, atualize-se.
Procure estar sempre à frente.
Faça como eu que, em 1992, quando trabalhava como vendedor externo, aluguei um celular, com o qual fiz muitas vendas, e, em 1995, fiz um curso de informática na escola Informatize, que me ajudou muito. E você, o que esta fazendo para se atualizar?
 
BOAS VENDAS E BOA SEMANA

“NÃO FOI CULPA MINHA”
 
Esta é a frase repetida frequentemente por muitas pessoas.
Sempre ouvimos ou falamos esta mesma coisa.
Os acontecimentos infelizes ou relacionamentos problemáticos e os desafios
diários que surgem em nosso caminho não podem ser todos culpa nossa.
Normalmente, é o outro sujeito ou circunstância que deve levar a culpa.
 
George Washington disse: "Noventa e nove por cento das falhas
são cometidas por pessoas que têm o hábito de arrumar desculpas".
Pessoas mal sucedidas sempre encontram razões para o seu fracasso.
Mas as pessoas bem-sucedidas não arrumam desculpas, mesmo quando elas são justificáveis.
Sem se importar com as circunstâncias, elas extraem
o melhor de todas as coisas e continuam seguindo em frente.
A responsabilidade sempre diz respeito ao presente, nunca ao passado.
Ela não torna ninguém errado ou fracassado e não envolve a manipulação.
Ter responsabilidade implica em você ser o projetista e o
construtor de quem você é, o que você tem e o que você faz.
Assumir responsabilidade significa abrir mão de seu "direito" de culpar os outros.
Assuma responsabilidade por tudo em sua vida, faça um compromisso de mudar hoje.
Trocar as desculpas pela excelência abre as portas para
as demais trocas positivas que você precisa fazer para ser bem-sucedido.
 
 (Autor: desconhecido)


 

As oportunidades aparecem,  depende de você abraçá-las!

   Na função de gerente, tenho dado muitas oportunidades para outras pessoas crescerem na empresa. Um exemplo disso ocorreu com um rapaz que começou como preparador de veículo. Hoje ele é um dos melhores vendedores da Sinoscar/NH, tanto que, neste ano, comprou uma casa nova. Consegui, também, a permanência de uma recepcionista na empresa. Hoje ela está cobrindo as férias da supervisora administrativa. Assim, vou construindo minha equipe. Falo para os vendedores: "você é seu gerente, você sabe quanto precisa ganhar, portanto, mãos à obra!".
   As oportunidades aparecem, o sucesso depende só de você!
   Sou um gerente focado em atingir as metas. Se me é dado um objetivo, tenho que buscar alternativas para atingi-lo. Nosso diretor me fala: "objetivo é para ser cumprido e ultrapassado".
   Por isso, sempre procuro atingir meus objetivos e cumpro minhas metas. Já ganhei vários prêmios e mais de 20 viagens. As viagens mais importantes foram as últimas, porque fui ao exterior. Fui duas vezes aos EUA, uma a Orlando, na Disney, e outra a Los Angeles.
BUSQUE SEU OBJETIVO! COM CERTEZA, ELE VIRÁ!

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Tenha a sua disposição conceitos simples, mas eficazes de como fidelizar seus clientes.
 
Te garanto que aplicando corretamente essas dicas, seus clientes possivelmente se tornarão seus amigos.
 
E um cliente amigo é certamente mais um reforço em suas vendas!