DICAS

 
Planejamento estratégico, missão, visão e valores são palavras que muitas vezes perdem seu verdadeiro significado. Relembre agora a função de cada uma delas!
Quando se fala em planejamento estratégico muitos empreendedores e gestores coçam a cabeça. Afinal, esse é um trabalho importante e que demanda muito tempo e recursos que nem sempre estão sobrando na empresa.
 
Para ajudar você a se organizar e poder fazer seu planejamento de uma forma ágil e objetiva, vamos apresentar aqui os principais conceitos ligados a ele, isto é, as definições de planejamento estratégico, missão, visão e valores, além de exemplos destes três últimos e como são usados por grandes empresas no Brasil e ao redor do mundo.
 
 
Depois de entender tudo direitinho, aí sim você poderá começar a fazer seu planejamento estratégico ou complementá-lo com novas informações e diretrizes. E para fazer isso com ainda mais propriedade, recomendamos estas duas leituras, postadas aqui em nosso blog: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa e Matriz BCG: exemplos de como e quando usar em seu negócio.

 
Motivar funcionários envolve saber integrar reconhecimento, recompensa, desafio, clima organizacional positivo e exemplo
Na verdade, esses são os fatores principais a serem levados em conta. A maioria das teorias que tratam de como motivar funcionários falam em atender suas necessidades e desejos, além de proporcionar condições de trabalho adequadas.
 
Você até já deve ter ouvido falar da pirâmide das necessidades de Abraham Maslow e de como motivar um funcionário por meio de sua hierarquia das necessidades: fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização. As outras duas teorias mais aceitas que tratam de como a motivação de funcionários deve ser exe­cutada são a teoria dos 2 fatores, de Frederick Herzberg (fatores higiênicos e fatores motivacionais) e a teoria das necessidades adquiridas de David McClelland, que seriam: realização, afiliação e poder.

 
Um gerenciamento de projetos eficaz é capaz de trazer muitos benefícios para o seu negócio
No cenário corporativo, em que a competitividade é cada vez maior, o universo de projetos mostra-se extremamente dinâmico, tomado por cobranças e estresse.
 
Por isso, é essencial que exista um bom gerenciamento de projetos, alinhado a conceitos sólidos capazes de reduzir os conflitos, aumentar a produtividade e a entrega de resultados.
 
 
Para que um projeto atinja os objetivos esperados, além de canalizar esforços na atribuição de tarefas e na determinação de objetivos e metas para a equipe, o gestor deve possuir determinadas habilidades e dispor de certos recursos, podendo assim contribuir para sua boa conclusão.

 
Alcançar resultados é um desafio que só pode ser superado com a correta estratégia de vendas, conheça suas 4 fases
 
Muitas pessoas confundem estratégia de vendas com técnicas de vendas. A estratégia de vendas é um direcionamento do alto escalão da empresa sobre quais objetivos se quer atingir, quando e de que maneira.
Já as técnicas são habilidades táticas que cada vendedor usa para atingir os objetivos estratégicos da empresa em nível operacional. Assim, um vendedor que usa a famosa técnica do SPIN selling ou práticas de PNL não está usando estratégias de vendas, mas uma série de metodologias que aprendeu para concretizar suas vendas e alcançar resultados.
 

Saiba quais são as qualidades e técnicas de um bom vendedor:
 
Existe uma série de características e domínio de certas técnicas para aqueles que querem se tornar um bom vendedor. Além disso, as qualidades de um bom vendedor são muitas, que vamos apresentar em seguida, juntamente com um roteiro de técnicas de venda que podem fazer de você um vendedor ainda melhor.
 
Hoje, os vendedores se tornaram um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas. Não é à toa que alguns são disputados no mercado. Quando bem preparados e qualificados, realmente podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda. Fique atento às nossas dicas e aprimore ainda mais seus conhecimentos de como ser um bom vendedor.
 
Quer atingir suas metas sempre? Baixe nosso Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas e se organize para vender mais e melhor.
 
 
Um bom vendedor precisa ter diversas qualidades
  • Qualidades do bom vendedor
  • Credibilidade
  • Conhecimento técnico dos produtos e serviços que vende
  • Conhecimento dos mercados que atende
  • Conhecimentos de marketing
  • Conhecimento das técnicas de venda
  • Saber negociar
  • Excelente capacidade de se comunicar
  • Otimismo
  • Caráter e honestidade
  • Desejo de vencer
  • Organização
  • Paciência
  • Postura adequada
  • Bom humor
  • Inteligência
  • Essas são só algumas… Ser um vendedor de qualidade exige muitas competências e habilidades!

 
Não há como fidelizar clientes sem estar sempre ao seu lado, conhecê-los cada vez melhor e oferecer o que querem, na hora que querem.
 
O que o cliente quer é se sentir-se reconhecido e conhecido por você. Quando ele percebe que suas necessidades e desejos são compreendidos por sua empresa, que você sabe exatamente o que ele precisa e quando precisa, com certeza ele vai ter suas expectativas superadas. Esta é a melhor maneira de como fidelizar clientes: conhecer o máximo possível sobre eles e atender suas demandas de forma a surpreendê-los.
 
E, para isso, é preciso estar presente. Hoje, com auxílio das tecnologias da informação disponíveis e da internet, é possível saber cada vez mais sobre o cliente e estar ao lado dele de uma forma positiva, sem incomodá-lo ou tornar-se intrusivo.
 

 
Não estudou, vai virar vendedor!
 
Quantas vezes ouvimos esta frase? Antigamente, era uma forma de diminuir os jovens que não gostavam de estudar, ou seja, tornou-se um sinônimo de derrotado, incompetente e preguiçoso.

 
A abertura e o gerenciamento de empresas exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio.
Passo a passo
Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.
 
O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. Conte com o Sebrae no ambiente online, no atendimento presencial e bom proveito!

 
O comportamento do consumidor costuma sofrer várias transformações em tempos de instabilidade econômica. “O que muita gente não percebe é que essas mudanças são permanentes. Mesmo que a crise acabe, o cliente não irá retomar os hábitos anteriores”, diz Adriano Araújo, CEO da consultoria de marketing Dunnhumby, que tem entre seus clientes Pão de Açucar e Drogasil. A afirmação foi feita durante o 40 Fórum Nacional do Varejo, Consumo e Shopping Centers, evento realizado no último fim de semana ho Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Tocar seus negócios em tempo de crise não é fácil, mas não tome atitudes desesperadas.
A crise está chegando! Corram para as montanhas! Salvem as mulheres e crianças primeiro!
 
Não, não é bem isso que você deve fazer nos negócios em tempo de crise. Deixar-se levar pelo emocional e começar a tomar providências sem planejamento ou embasamento em fatos não vai levar a nada. Não confie em boatos e tente conversar com outros empresários, pessoas em que você confia e sabe que têm a devida competência.
 
Em tempos de crise as pessoas acabam se agarrando a chavões antigos e frases feitas que nem sempre correspondem à melhor estratégia para sua empresa enfrentar a turbulência. Pare, pense, olhe, estude, planeje e aja com segurança.
 
 
Uma dica? Dê uma olhada nesta postagem: Definição de análise SWOT: como vender mais com uma matriz.
 
Para ajudar você a superar este tempo de crise nos negócios, criamos uma lista de 8 atitudes que podem por sua empresa a perder, caso sejam aplicadas sem fundamento e por motivos mais emocionais que racionais. Fique atento!
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COMO MANTER SEU CLIENTE SEMPRE ATIVO
 
Tenha a sua disposição conceitos simples, mas eficazes de como fidelizar seus clientes.
 
Te garanto que aplicando corretamente essas dicas, seus clientes possivelmente se tornarão seus amigos.
 
E um cliente amigo é certamente mais um reforço em suas vendas!