DICAS

 
Não há nenhum tipo de negócio que não dependa de vendas, então nada melhor do que conhecer dicas de vendas que farão você melhor os lucros da empresa e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.
 
Não importa se você é o patrão ou apenas um vendedor comum. Vendedores vivem de comissão e vender mais sempre é o objetivo principal deste profissional, não é mesmo? Então confira 15 dicas de vendas e melhores os resultados ao final do mês.

 
A importância do plano de negócios ao se montar um novo empreendimento é fundamental. Planejar é estudar o presente, trazer as lições do passado e traçar ações e metas para o futuro. É, isso não é fácil não!
 
Para ajudar você nessa importante tarefa de planejar seu negócio, vamos apresentar alguns elementos de análise que vão te auxiliar muito a encontrar o caminho das pedras. Fique atento e veja como aplicar tudo isso em sua empresa.
 
Começando um novo negócio? Parabéns! Arregace as mangas e ponha tudo para funcionar. Se quiser algumas dicas, baixe nosso Guia: como elaborar e implementar um processo de vendas em sua startup.

 
O que faz vendedores deixarem de ser apenas bons no que fazem para se tornarem profissionais excelentes no que fazem, na verdade, supervendedores? Quais são as atitudes, as habilidades e os conhecimentos (CHA) que separam os bons vendedores dos supervendedores e os colocam sempre como os melhores nas empresas em que trabalham?
 
Ao longo de todos estes anos, trabalhamos com equipes de vendas de diferentes empresas em diferentes países. Nesse tempo, identificamos 11 principais características/qualidades que diferenciam bons vendedores de supervendedores:

 
O atendimento ainda é a melhor moeda de troca para fazer a diferença em uma equipe de vendas
Atendimento parece assunto do passado, não é mesmo? Todas as empresas já interiorizaram o tema e sabem da sua importância para que as vendas aconteçam. Toda equipe de vendas sabe, de cor e salteado, como esse assunto é essencial e, portanto, não temos mais o que falar, não é mesmo?!

O diálogo é a melhor maneira de melhorar o desempenho da equipe de vendas e atingir os resultados desejados
Nem sempre o clima em uma equipe de vendas será dos melhores. Uma equipe que bate metas e entrega resultados positivos sempre terá conflitos internos.
 
Por esse motivo, é necessário incentivar o diálogo do time, uma vez que o problema de um vendedor pode ter solução na atitude de outro vendedor.

 
Não adianta elaborar as estratégias mais rebuscadas, se o gestor não trabalhar muito bem com os fundamentos básicos da boa liderança
 
A boa gestão deve apostar em transparência e em simplicidade. Isso porque a “eficácia operacional” só vai surtir efeito, ou seja, os resultados da equipe só aparecerão quando todos perceberem que regras claras e justas estão estabelecidas.
 
 
Como gestor, sua missão é saber lidar com as pessoas e ajudá-las a resolver o problema delas; tornar o ambiente de trabalho um espaço cada vez mais agradável, estimulante e aberto para receber novas propostas.
 
Tem dúvidas de como fazer isso? Então confira estas 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho, que podem fazer toda a diferença para você e seu time!
 
Avalie tudo
 
Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente
 
1. Esteja aberto a novas maneiras de ver as coisas
Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente. Eles estão sempre à procura de oportunidades. Por isso, seja um bom ouvinte e esteja atento a tudo. Muitas das melhores ideias para a melhoria de processos rotineiros vêm de empregados nas trincheiras, porque eles estão mais próximos do trabalho real.
 
A rigidez é inimiga do progresso. Não tenha medo de mudar processos já estabelecidos e se afastar do usual “esta é a maneira que sempre fizemos aqui”.
 
2. Espere excelência e a obtenha
Espere excelência, mas não imponha padrões inatingíveis. Os melhores gestores não são os ”mais difíceis” ou “mais agradáveis”, mas aqueles que conseguem obter os melhores resultados das pessoas.
 
Uma vez que seus funcionários reconhecem que você tem altos padrões, eles exigirão excelência de si mesmos, pois a tendência é se espelharem em você.
 
Seus colaboradores trabalham com metas e objetivos claros?
 
3. Certifique-se de que seus funcionários sabem em que eles precisam se concentrar
Os objetivos mensuráveis ​​são os melhores amigos de um gestor. Eles se movem e traduzem em melhor desempenho no trabalho no reino subjetivo da motivação. Se criado estrategicamente no início do ano e reavaliados pontualmente de 15 em 15 dias, os objetivos serão um guia valioso para a equipe e para o gestor de como o ano irá se desenrolar.
 
4. Proteja seu tempo como se fosse ouro
Os gestores são rotineiramente puxados em muitas direções e os executivos mais eficientes protegem seus horários como verdadeiros vigilantes, isso porque eles têm a consciência de que o tempo é um ativo de gerenciamento essencial para a tomada de decisão.
 
Eles fazem o que precisam fazer, é claro, mas estipulam prioridades e delegam de forma eficaz. Para esclarecer o conceito de gerenciamento de tempo e propor alguns exercícios de produtividade para você e seu time, listamos três artigos. Confira!
 
1 - Conselhos dos especialistas de vendas para aumentar a sua produtividade
 
2 - Como conseguir produtividade em vendas
 
3 - Melhore a produtividade nas vendas da sua equipe em 5 passos
 
 
5. Comunique-se regularmente
De que maneira? Fornecendo feedbacks significativos em tempo real!
 
A comunicação é tão fundamental para a boa gestão e para o ambiente de trabalho, que não pode ficar de fora da nossa lista. Oferecer regularmente feedbacks claros (apontando ações que justifiquem suas ideias) faz parte da rotina de todo bom gestor.
 
Esteja prontamente disponível para aqueles que você gerencia. Estar sempre presente, ser acessível, ainda que você esteja gerenciando remotamente por telefone, e-mail, videoconferência etc., é um fator engajador para a equipe. É melhor ser fisicamente remoto e fácil de se comunicar do que estar fisicamente presente, mas ser um gestor ruim na comunicação.
 
Quer conhecer 3 ferramentas online que irão melhorar sua comunicação da equipe de vendas, então clique aqui.
 
6. Administre os conflitos
Como qualquer gestor sabe, o ambiente de trabalho é um terreno fértil para o conflito. Questões interpessoais, remuneração, reconhecimento, problemas de redução de custos, demissões, relações de gestão de funcionários…
 
Os colaboradores são bons observadores; eles sabem identificar quem entra em ação quando necessário e quem não entra. Eles respeitam os gestores que enfrentam situações difíceis, assim como eles vão perder o respeito por aqueles que cronicamente evitá-los.
 
Para saber como minimizar conflitos e incentivar o trabalho em equipe na força de vendas, clique aqui.
 
Como você pôde observar, estratégias de gestão mais elaboradas não funcionam se o básico não for aplicado no dia a dia, ou seja, você não vai ser capaz de motivar as pessoas da equipe que querem progredir nas suas carreiras sem oferecer o essencial.
 

Saber como lidar com objeções em vendas é fundamental para vendedores
Vender é persuadir, chegar a um objetivo comum em que a solução oferecida pelo profissional de vendas fica clara para o comprador (que reconhece os benefícios que podem advir e considera o preço justo por tais benefícios). Mas muitos vendedores não sabem muito bem como lidar com objeções em vendas.
 
Isso acontece porque alguns profissionais da área comercial ainda tentam empurrar a venda, em vez de atrair uma compra. A diferença é muito grande e se baseia em encarar o comprador não como um adversário, um oponente a quem é preciso vencer na negociação, mas como uma pessoa a quem você quer ajudar a resolver um problema, seja na empresa em que trabalha, seja em sua vida pessoal.
 
E sabe qual é a solução ideal para esse problema do comprador? O produto ou serviço que você está vendendo! Mas isso só funciona se for realmente verdade. Por isso, é preciso se antecipar ao momento da compra, estudar o cliente, sua empresa, suas necessidades e levar a solução na medida certa.
 
 
Sempre há objeções em vendas, é preciso contornar com sutileza
 
E caso durante a visita de prospecção o vendedor perceba que sua solução precisa ser adaptada a outro produto ou serviço de seu portfólio, ou se o cliente apresentar objeções de vendas, é preciso saber lidar com isso, contornando e superando objeções em vendas com naturalidade e desenvoltura.
 
Para que isso aconteça de forma bastante eficiente, existem algumas técnicas que o vendedor pode usar durante a visita e que funcionam de forma surpreendente. Confira a seguir nossas dicas de como lidar com objeções em vendas.
 
Existem diversas formas de melhorar sua performance em vendas. Baixe nosso e-book: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas e veja mais sobre esse assunto.
 
Como lidar com objeções em vendas e fechar mais negócios
A primeira coisa que um bom vendedor deve ter em mente é que quanto mais perguntas seu comprador fizer, mais interesse ele está demonstrando pelo produto ou serviço, a solução que está sendo levada para ele.
 
E perguntas são a matéria-prima básica de uma boa negociação. Das perguntas que se extraem todas as informações e dicas necessárias para se contornar objeções em vendas e desenhar o caminho ideal, rumo ao fechamento do negócio.
 
Para estar apto para responder adequadamente as perguntas e as dúvidas do cliente, insistimos: o vendedor precisa fazer a lição de casa, conhecer seus produtos e serviços de cor e salteado e, além disso, conhecer a empresa, a pessoa do cliente (sua personalidade), os concorrentes, o mercado e suas necessidades a fundo!
 
Mas vamos às dicas de como lidar com objeções em vendas:
 
1. Registre tudo sobre seu cliente
Um bom sistema de CRM pode ajudar muito nessa hora. Cada conversa, cada encontro, objeção anterior, elogio ou crítica, comentários sobre a concorrência ou problemas internos da empresa, tudo isso e muito mais pode ser usado a seu favor na hora de lidar com objeções de vendas. Esse rico material precisa ser documentado e adequadamente arquivado com segurança de alguma forma prática e usado sempre que necessário!
 
Datas de e-mails e reuniões, detalhes das conversas, até preferência e gostos pessoais do comprador, tudo é válido! E se esse sistema de gerenciamento comercial puder ser usado online, em tempo real e em dispositivos móveis, aí ficou perfeito!
 
Quer buscar alternativas para ter as informações sobre seus clientes sempre à mão? Confira esta postagem de nosso blog: Não perca o controle, use a planilha de controle de clientes.
 
2. Ouça mais, fale menos
Sabe aquele velho estereótipo do vendedor “bom de lábia”, que fala “pelos cotovelos” e quer criar uma intimidade forçada com o comprador? Por favor: esqueça! Uma coisa é saber usar uma boa técnica de rapport e quebrar o gelo logo no início da reunião, outra é ser “um mala”. Quanto mais você ouvir, mais vai saber sobre o cliente e poderá lidar com as objeções em vendas com muito mais facilidade. Além disso, quando um cliente está falando muito é porque está se sentindo à vontade, um excelente sinal!
 
 
3. Não empurre a venda, atraia um bom negócio
Nada pior que o vendedor que aparece como o “dono da verdade”, o cara que sabe exatamente o que o cliente precisa. Não é assim que se deve agir. O correto é ir mostrando as vantagens e os benefícios que a solução oferecida pode trazer para sua empresa e, caso ele apresente objeções, saber contorná-las exatamente mostrando como as coisas serão melhores depois da solução aplicada, pois ela resolve este e aquele problema do cliente. Assim, com argumentos relevantes, cada vez mais ele se sentirá atraído por fechar o negócio.
 
4. Nunca “confronte o comprador”
Se o comprador apresentar uma objeção, nunca diga: – Não é isso! Como dissemos antes: ouça atentamente, mostre com a linguagem corporal, acenando positivamente com a cabeça, por exemplo, que o está ouvindo atentamente. Em seguida, diga algo como: – Entendo seu ponto de vista, mas veja o caso de cliente x,  em que fizemos tal coisa. Essa é uma excelente maneira de como lidar com objeções em vendas: apresentando dados concretos, que podem ser cases de clientes, estatísticas, estudos comprovados, pesquisas e outros.
 
 
5. Classifique as objeções
Essa atitude tem dois objetivos. Por um lado, o vendedor terá um histórico dos tipos de soluções empregadas, quais as objeções mais comuns para cada produto ou serviço oferecido, quais as mais usadas por quais tipos e clientes. Assim, além de poder se preparar melhor antes da reunião, caso perceba que uma objeção está sendo formulada, poderá se lembrar ou mesmo checar em seu sistema de dados (se for online e com mobilidade) as melhores respostas ou as respostas mais indicadas para cada tipo de objeção.
 
E então, o que achou das cinco dicas práticas de como lidar com objeções de vendas? Lembre-se de que a experiência de cada vendedor sempre traz outras e, além disso, estudar técnicas de vendas nunca é demais.

 
Saiba como descobrir qual a palestra ou treinamento de vendas ideal para seus colaboradores
 
Quantas vezes na sua vida corporativa não participou de um daqueles treinamentos de vendas que lhe pareceram completamente fora de contexto?
 
E o pior, passando informações que você já conhecia e dominava ou que simplesmente não tinham aplicação prática nenhuma no seu dia a dia profissional.
 
Não que a palestra ou a apresentação em si fosse ruim ou que o palestrante fosse despreparado.
 
O problema é que você sentia que deveria estar na rua, fazendo visitas, estudando concorrentes, preparando propostas comerciais e outras atividades, porque aquele conteúdo da palestra você já sabia de cor!
 
 
Já aconteceu isso com você, de desejar estar fazendo qualquer outra coisa de útil para a empresa, menos ouvindo aquele treinamento em vendas?
 
Pois é exatamente para que esse tipo de coisa não aconteça com sua equipe que preparamos este post, com dicas de como descobrir qual a palestra ou treinamento de vendas ideal para seus colaboradores e de como encontrar quem faça esse treinamento para você.
 
Uma palestra ou um treinamento é um recurso caro, que não pode ser empregado de forma aleatória. Quanto mais correto for o tema escolhido, maior engajamento você encontrará em sua equipe de vendas.
 
Quanto mais correto o tema da palestra, maior o engajamento da equipe
 
Além de capacitar e trazer conhecimento, um treinamento como esse tem o objetivo de motivar os vendedores e fazê-los notar que a empresa busca oferecer-lhes todos os recursos necessários para atingirem suas metas, inclusive conhecimentos e capacitação.
 
Se for encarado como uma perda de tempo pela equipe, terá falhado completamente.
 
Além disso, a frase “tempo é dinheiro” é uma daqueles que ganha significado ainda maior quando se trata de vender.
 
O tempo despendido no treinamento deve reverter em melhor desempenho, só assim justificando esse investimento.
 
Para isso, leia nossa postagem e escolha o treinamento de equipe de vendas mais indicado para sua empresa.
 
Além de treinamentos, existem diversas outras maneiras de conseguir um melhor desempenho de sua equipe, baixe este e-book e confira: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas.
 
 
Normalmente, as empresas resolvem fazer treinamentos por algum destes motivos:
 
Chegada de novos equipamentos;
Redesenho de processos;
Novas normas de segurança;
Aumento de reclamações dos clientes;
Melhorar a performance da equipe;
Preparar-se para alguma ação específica.
No caso de treinamentos em vendas, vamos focar nas duas últimas opções.
 
Treinamentos bem escolhidos melhoram o desempenho dos vendedores.
 
 
10 passos para escolher o melhor treinamento de vendas para sua equipe
 
Fase 1: O que sua equipe precisa aprender?
 
Talvez você até já tenha algo em mente, mas veja como conseguir melhorar essa ideia:
 
1. Analise relatórios, sistemas de CRM, entrevistas de avaliação de desempenho, reclamações de clientes e descubra onde sua equipe precisa melhorar
 
2. Pergunte o que eles querem aprender
 
Por que não? É claro que você não precisa perguntar para todos, pode selecionar apenas os mais experientes. Por outro lado, pode até fazer uma enquete online.
 
Não importa como, o importante é saber o que eles sentem que seria interessante melhorar.
 
3. Veja quais são as necessidades estratégicas da empresa
 
Imagine o seguinte: existe o plano de usar tablets nas visitas comerciais, com materiais e apresentações já preparados e muito bem produzidos, com animações e recursos interativos.
 
Será que você vai precisar treinar a equipe de vendas para operar esse equipamento? Possivelmente, sim.
 
Ou um outro caso: foi criado um núcleo de vendedores que vão atender contas de multinacionais de alto nível e fazer negociações agressivas. Não seria interessante pensar em cursos de inglês e palestras sobre negociação?
 
Leve esse tipo de situação em conta na hora de escolher o tema do treinamento de vendas.
 
4. Converse com o pessoal de RH e bata o martelo
 
Caso sua empresa tenha esse tipo de departamentalização, é importante conversar com a pessoa responsável do RH. Leve tudo que você já pesquisou, exponha o que acha e peça uma opinião.
 
Essa ajuda pode ser muito boa. Se não concordar, use suas habilidades de negociador para escolher o melhor treinamento para equipe de vendas que puder.
 
Caso não seja necessário consultar ninguém, apenas escolha o tema de treinamento que achar mais adequado, conforme tudo que pesquisou.
 
Fase 2: Qual formato de treinamento em vendas?
Para decidir isso, é preciso definir primeiro outros detalhes:
 
1. Orçamento
 
Dependendo de quanto for gastar, os formatos de treinamentos disponíveis mudam completamente, desde um treinamento de vendas presencial de cinco dias em um hotel de luxo no exterior, até um curso online com tutorias e sem aulas ao vivo.
 
Defina primeiro quanto quer ou pode investir.
 
2. Tempo
 
Quanto tempo sua equipe de vendas treinará? Todos juntos ou individualmente, aproveitando-se de recursos da internet?
 
Estabeleça isso, lembrando-se que em alguns casos, dependendo do formato de treinamento, haverá também tempo gasto em deslocamentos, intervalo para refeições etc.
 
3. Tamanho da equipe envolvida no treinamento
 
Qual o tamanho de sua equipe? Negociar treinamento para 50 pessoas é uma coisa, para 15 outra e para 3, nem se fala…
 
Fique atento também ao fato de que se alguns vendedores forem excluídos do treinamento de vendas, deve ficar bem claro qual o critério de escolha usado para isso, evitando assim insatisfações e ressentimentos.
 
Um bom treinamento motiva sua equipe.
 
4. Escolha a alternativa mais adequada
 
Com base em tudo isso, defina o formato do treinamento, veja algumas dicas:
 
Curso presencial fora da empresa: mais caro, boa fixação do conteúdo, mais motivador, exige mais tempo da equipe.
 
Curso presencial na própria empresa: um pouco mais barato, boa fixação dos conteúdo, menos motivador, exige um pouco menos de tempo da equipe.
 
Curso online com aulas ao vivo: uma das opções mais em conta, fixação dos conteúdos de razoável para boa, se todos assistirem juntos pode ser motivador, a equipe pode flexibilizar o tempo, pois muitas vezes a aula gravada fica disponível para ser assistida novamente ou por quem não a viu ao vivo.
 
Curso online com aulas gravadas e tutoriais: o mais barato, pouco motivador, a fixação do conteúdo pode deixar a desejar, extremamente flexível quanto a horários.
 
Misto: uma excelente opção para aproveitar o bom preço e a flexibilidade de um curso online sem aulas ao vivo que complemente o tema um pequeno evento de uma hora na empresa com um bom palestrante.
 
Isso motivará a equipe e eles conseguirão uma excelente fixação do conteúdo.
 
Veja algumas sugestões de cursos que podem ser interessantes para sua empresa: Procurando cursos para vendedores? Veio ao lugar certo!
 
Fase 3: Quem vai dar o curso?
 
1. Escolhendo o palestrante ou empresa de treinamento:
 
Essa é, sem dúvida, a parte mais trabalhosa.
 
Quanto a cursos na empresa, algumas faculdades oferecem excelentes alternativas para isso, mas costumam ser mais caras que empresas de treinamento independentes.
 
Cursos online existem diversos na internet. O ideal é procurar uma instituição que tenha nome no mercado.
 
É por isso que muitos recorrem a faculdades, pois a maioria delas oferece tanto cursos presenciais quanto online. Outra opção é buscar entidades de classe e sindicatos.
 
Um bom palestrante pode fazer toda diferença em um treinamento.
 
 
2. Divulgando o treinamento
 
É necessário dar a devida importância a esse investimento no treinamento de vendas da equipe. Faça um bonito convite impresso e entregue pessoalmente aos participantes.
 
Envie também um e-mail, da mesma forma, caprichado e com um layout que valorize o evento.
 
No final, providencie certificados com o nome de cada um e os entregue em uma pequena cerimônia.
 

 
Motivação nas vendas pode se tornar um ciclo virtuoso de bons resultados. Se você premia seus vendedores por venderem mais, eles vão ficar motivados, vender mais, ser premiados novamente e assim continuamente.
 
É claro que às vezes a conjuntura econômica ou problemas internos, como falta de estoque ou capacidade de entrega de um serviço; ou até problemas com o cliente, que cancela a compra ou não paga em dia, podem interromper esse ciclo.
 
Mas é importante que o gestor e o empreendedor saibam fazer com que os integrantes de sua força de vendas percebam que você notou que esta interrupção não foi uma falha ou desatenção deles, mas uma questão momentânea.
 
É claro que se sua empresa contar com um bom sistema de auxílio e controle de vendas, como um CRM, será muito mais fácil de avaliar a performance de seus vendedores, além de poder escolher outros critérios de premiação e motivação nas vendas. Baixe nosso KIT para sucesso no CRM, com e-book, diversos artigos, vídeo inspiracional e até uma apresentação para sua equipe.
 

 
Saber como fazer feedback é uma arte! No geral, a hora do feedback é um daqueles momentos dramáticos na relação entre gestor e os integrantes da equipe.
 
Os funcionários ficam pensando se vão ser reconhecidos por seus esforços, se vão apontar apenas suas falhas, que tipo de resposta dar, alguns se revoltam com algumas colocações e outros até vão para a reunião temendo serem despedidos!
 
É claro que existem os otimistas e confiantes, mas muitas vezes chegam à reunião achando que vão ser promovidos ou receber aumento e voltam dela apenas com um tapinha nas costas…
 
Para o líder a situação também não é nada fácil. Tanto que é muito comum eles procrastinarem ao máximo esse tipo de reunião, não porque não saibam como fazer feedback para a equipe, mas porque sabem que é um momento em que muitas expectativas estão em jogo e é preciso ser muito hábil para realmente entender como fazer um bom feedback.
 
O resultado de uma simples reunião que deveria ser usual e periódica pode terminar com um bom funcionário pensando em se demitir, porque acha que não foi reconhecido ou com um funcionário que precisa melhorar não percebendo que esta é sua última chance…
 
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A hora do feedback é um daqueles momentos dramáticos na relação entre gestor e colaborador
 
Mas vamos ser positivos! Tire de sua cabeça essas imagens tensas e pense em como fazer um bom feedback! Afinal, o objetivo é exatamente alinhar expectativas, traçar objetivos, planos de melhoria e trazer os melhores resultados para todos, tanto para a empresa quanto para a carreira do colaborador e a produtividade e eficiência do líder e sua equipe!
 
Antes de ver nossas dicas de como fazer um feedback, baixe nosso Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e fique por dentro das melhores práticas de liderança na área comercial.
 
10 dicas de como dar feedback sem dramas!
Confira nossas dicas e dê uma excelente feedback para sua equipe!
 
1. Prepare-se antes
 
Pode parecer óbvio, mas muitos líderes chegam para dar feedback aos integrantes de sua equipe sem qualquer tipo de preparação. Vai tomar alguns minutos, por vezes até horas, sim. Mas não há como fugir disso! Mas temos uma sugestão para que consiga poupar tempo: mantenha uma planilha em que você vá marcando durante seu dia a dia os pontos importantes que deverão ser mencionados durante a reunião de feedback. Assim, antes de se encontrar com seu funcionário, é só revisar a planilha e acrescentar aquilo que acha que será importante.
 
2. Escreva um roteiro
 
Não tem como fazer feedback no improviso. Aproveite sua planilha e faça uma lista dos tópicos que vai tratar e, inclusive, como contraditar eventuais objeções.
 
3. Quebre o gelo
 
Não vá de cara falando sobre as questões profissionais, resultados de avaliações e planos futuros que você tem para o colaborador. Crie o famoso rapport com seu funcionário, da mesma maneira que um bom vendedor deve fazer com um cliente. Pergunte sobre a família ou um curso que ele está fazendo; sobre aquela viagem que ele postou no Facebook. Tente criar um clima inicial favorável.
 
Técnicas de Programação Neurolinguística também podem ajudar muito você neste momento. Dê uma olhada neste artigo: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas.
 
4. Apresente um resumo sobre o que vai falar
 
Agora passe um pequeno briefing do que vai ser falado. Assim o funcionário relaxa e percebe que se trata apenas de uma conversa franca e que seu objetivo é falar de seus pontos fortes, pontos a melhorar, elogiar exemplos de onde ele foi bem (se houver) e de onde nem tão bem assim e determinar, ao final, como planejar a evolução dele na empresa. Vamos detalhar tais pontos a seguir.
 
5. Seja totalmente sincero e leal
 
Por mais que seja doloroso para alguns apontar as falhas de pessoas com quem se relacionam, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sutil e que não deixe seu colaborador constrangido. Da mesma forma, reconhecer as virtudes do funcionário de forma adequada só pode fortalecer a relação de trabalho.
 
 
 
Inicie o feedback destacando os pontos fortes do colaborador
 
6. Comece pelos pontos fortes
 
A famosa tática de começar com as boas notícias sempre funciona! Diga o que acha bom em seu desempenho, em suas habilidades, competências e atitudes e como tudo isso pode ajudar a empresa.
 
7. Exemplos reais de bom desempenho
 
Agora reforce sua opinião com exemplos concretos e dados. Isso faz o colaborador perceber que foi notado de verdade e que você se importa com o que ele faz e o observa de perto.
 
8. Pontos fracos
 
Ninguém é perfeito e este é um momento importante do feedback. O segredo é tratar essas eventuais falhas como pontos a melhorar e sinalizar que você está disposto a ajudá-lo a desenvolver essas melhorias com conselhos e outras indicações, como cursos ou colegas mais experientes.
 
9. Dados reais novamente
 
Da mesma forma que fez com os pontos fortes, é importante mostrar porque você considera aqueles os pontos fracos do funcionário. Nem sempre isso é possível, como no caso de atitudes negativas. Mas quando apresentar fatos, evite comparações com colegas!
 
Sempre que possível mostre dados para justificar suas opiniões durante o feedback
 
10. Plano de ação
 
Como fazer um feedback sem traçar um plano de melhorias? Muitos gestores e empreendedores não percebem que o principal objetivo do feedback é apontar soluções, não falhas ou culpados! Para isso, é preciso alinhar com seu colaborador quais as providências que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados pontos.
 
Você pode indicar cursos, dizer que vai solicitar treinamento, sugerir um coaching na empresa para ele, maneiras de lidar com certas situações e até se comprometer a mostrar como você fazia isso quando ocupava um cargo semelhante ao dele.
 
Da mesma forma, é preciso sinalizar como os pontos fortes do funcionário encaixam-se em seus planos e que outras habilidades ele deveria desenvolver para que possa crescer ainda mais na empesa.
 
Esse planejamento deve ter as datas em que determinados eventos vão acontecer e como medir se os objetivos foram alcançados. Marque a próxima reunião em que discutirão o assunto e analisarão os progressos.
 
Percebeu como fazer feedback pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento profissional de sua equipe e a melhoria dos resultados na empresa?
 
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Te garanto que aplicando corretamente essas dicas, seus clientes possivelmente se tornarão seus amigos.
 
E um cliente amigo é certamente mais um reforço em suas vendas!