DICAS

1. Escolha seus amigos. Não ande com pessoas que não vão agregar nada à sua vida futura;

2. Estude. Lembre-se que o século XXI é o século da Inteligência. Vencerão somente os melhores;
 
3. Procure ouvir a experiência dos mais velhos. Às vezes, pode ser chato, mas antes de descartar bons conselhos, pense neles;
 
4. Cuide de sua saúde. Pratique esportes. Não fume;
 
5. Encha o seu tempo. Não fique desocupado. Faça alguma coisa boa – cursos rápidos além da escola são uma boa opção;
 
6. Aprenda inglês e espanhol. Lembre-se que inglês será o idioma universal. Mais da metade da população mundial estará falando inglês nos próximos anos. Espanhol é importante porque será a segunda língua mundial;
 
7. Aprenda computação. Seja amigável com um computador. O mundo será a cada dia mais eletrônico. Navegue na Internet buscando informações úteis para o seu futuro;
 
8. Divirta-se. Seja uma pessoa alegre. Sorria!
 
9. Seja "polido" e "educado". Saiba dizer "com licença",  "por favor", "obrigado", "desculpe". Pessoas educadas têm mais sucesso na vida e no trabalho;
 
10. Resista à tentação das drogas e maneiras fáceis (e falsas) de ser feliz. Lembre-se que a felicidade e o sucesso são construídos no dia-a-dia por nossas atitudes e comportamentos. Acredite em Você! Lembre-se que Você é a pessoa mais importante do mundo! Você merece o melhor! Cuide-se! 
 
11 Ouça seus pais e as pessoas mais velhas.

1. Só prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer; 

2. Fale a verdade em qualquer circunstância;
 
3. Respeite e cumpra prazos e horários;
 
4. Seja ágil. Faça o seu cliente ganhar tempo com você;
 
5. Ouça com sentimento de escutar;
 
6. Fale olhando nos olhos do cliente;
 
7. Tenha calma e paciência. A ansiedade é a maior inimiga do bom atendimento;
 
8. Dê retorno às solicitações. Informe e acompanhe os pedidos dos clientes;
 
9. Cuidado com a arrogância. Tenha um sentimento de servir;
 
10. Sorria! um sorriso vale muito;
 
11. Seu cliente é seu maior patrimônio. 

Essa é uma verdade que muitas vezes demoramos a compreender. Não há outra maneira de se ir até uma porta, a não ser indo. Se ficarmos imaginando; esperando; pensando se a porta estará aberta ou fechada (ou se alguém impedirá o nosso caminho) e simplesmente não irmos até a porta, com certeza ela não virá até nós. 

Digo isto porque vejo pessoas que planejam, planejam, planejam, imaginam, imaginam, imaginam, mas não agem! Se eu ficar apenas imaginando e planejando ir até a porta e não caminhar em direção a ela, pode ocorrer de eu olhar para a porta e ver que alguém chegou lá primeiro. Aí, irritado, eu direi: "Ei ‘fominha’! Eu é que ia até a porta! Eu tive a ideia primeiro! Eu estava quase indo...". E é tudo verdade: você teve a ideia primeiro; você estava quase indo. A diferença é que ele foi!
 
É claro que não sou contra planejamentos, análises, pesquisas e estudos. Sou contra a paralisia pela análise, pela pesquisa, pelo estudo, principalmente no mundo empresarial. Há pessoas e empresas que ficam apenas nos planos, nas pesquisas e não agem. Conheço pessoas e empresas que vivem esperando as condições ideais para então agir. E estão sempre colocando essas condições "ideais" muito distantes da realidade concreta da vida, do mundo, do mercado. E assim vivem paralisadas. Lebret dizia que "mais vale se sujar um pouco andando que morrer sentado" e conheço empresas e pessoas que de medo de agir estão "morrendo sentadas" enquanto o mundo caminha e se desenvolve cheio de oportunidades. 
 
Pense nas muitas ideias boas que você já teve e que foram postas em prática por outras pessoas que ousaram fazer. 
 
Não se esqueça: a única maneira de ir até uma porta é indo! FAÇA A DIFERENÇA.

São tantas informações recebidas no dia-a-dia, que a maioria das pessoas tem dificuldades em selecionar as úteis das totalmente inúteis. Algumas informações realmente nos fazem melhorar pessoal e profissionalmente. Outras, no entanto, apenas são relatos que se não avaliadas, tendem a nos confundir e nos tiram o foco daquilo que planejamos e estamos empenhados a concretizar. Muitas pessoas procuram fatos que possam tornar suas tarefas menos operacionais e mais estratégicas. Por isso o que mais se lê, ouve e fala é: precisamos ser estratégicos. 

Quando duas ou mais pessoas estão reunidas, pode acreditar que ali, em algum momento, o assunto “estratégia” virá à tona. Não importa o motivo principal da reunião; problema de produção, processo a reorganizar ou como aumentar as vendas, logo a palavra mágica – estratégia – aparece como remédio para todos os males ou problemas. No mundo dos negócios, sem dúvida alguma que qualquer proposta para merecer atenção deve possuir uma estratégia. Precisa ter um racional. Uma lógica para que as pessoas entendam e percebam uma sequência que evidencie o resultado proposto.
 
Agora, apenas de estratégia uma empresa ou pessoa não chega a lugar algum. Pois elas podem ser consideradas, de uma forma simplificada, como ideias que temos sobre o que fazer para conseguir algo que desejamos. Um exemplo disso é quando queremos aumentar as vendas. Ideias e estratégias nunca faltam. Então, por que as empresas e as pessoas envolvidas têm enorme dificuldade para conseguir realizar esse objetivo? A resposta é muito simples: faltou ação para a estratégia. Até que o diretor, o gerente e os vendedores tomem uma atitude que seja capaz de levá-los a agir de acordo com ações que acompanham as estratégias, nada de concreto vai acontecer. 
 
Nada irá ocorrer até você tomar uma atitude que o leve à ação. Muitas vezes a pessoa sabe o que deve ser feito, mas prefere aguardar que alguém a lembre daquilo que deve fazer. Passam a impressão de que não acreditam que coisas básicas, embora fundamentais para o sucesso da estratégia, precisam ser feitas regularmente. 

1. Participe de seminários, convenções e palestras com a finalidade de adquirir novos conhecimentos e aumentar a sua rede de relacionamento.

2. Prepare algumas mensagens de motivação para ler na parte da manhã e durante o dia, quando a motivação estiver baixa.
 
3. Leia um livro ou uma revista quando estiver esperando o cliente, isso vai abastecer o seu conhecimento e aumentar a disposição na hora de negociar.
 
4. Não desperdice tempo com cafezinho, rádio ou conversas desnecessárias, isso tira você do foco e leva o seu bem mais precioso: o tempo.
 
5. Preocupe-se em construir relacionamento e estreitar vínculos com os clientes, pois eles gostam de comprar de pessoas amigáveis e que passam confiança.
 
6. Tenha foco na prospecção, esteja sempre buscando novos clientes, mas com qualidade, é claro, e não se esqueça dos atuais clientes, já que eles podem oferecer excelentes indicações.
 
7. Faça perguntas a você tipo (quantos clientes liguei, quantos atendi no salão, quantos clientes me ligaram, quantos clientes visitei, a quantos clientes fiz propostas?

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