DICAS

Descubra 6 segredos para vender mais

 
Hoje em dia o consumidor tem um comportamento ativo em suas relações comerciais e uma das formas de aprender como vender mais é dando a ele um atendimento personalizado, criativo e ágil. E só consegue suprir tais necessidades quem conhece bem o seu produto ou serviço, o mercado, a cadeia de produção e a de distribuição, assim como a equipe estrategicamente treinada para tocar o negócio em todas as pontas.
 
Inclusive, o empresário, inventor e filantropo Marcus Lemonis, o qual tem um patrimônio estimado em bilhões de dólares, defende e aplica em seu negócio o conceito de que para uma empresa ter resultados lucrativos é necessário investir e alinhar 3 P’s: pessoas, produtos e processos. Dessa forma é possível construir uma teia capaz de atrair o consumidor, vender e segurá-lo a partir de sua fidelização, impedindo-o de ir em busca da concorrência.
 
Se você quer saber como aumentar o número de clientes e assim, vender mais, não deixe de conferir os 6 segredos para vender mais.
1. QUALIFIQUE A SUA AUDIÊNCIA PARA VENDER MELHOR
Assim como uma banda não pode desafinar, a sua empresa também não pode se dar o luxo de sair do tom ao incluir na lista de contatos clientes sem a mínima vontade de ouvir a sua proposta. Dessa forma, não tem mesmo como vender mais se você não está seguro de estar gastando seu tempo e energia com pessoas com os mesmos interesses que o seu. Para ter certeza de estar atingindo o público-alvo correto, invista no desenvolvimento de uma buyer persona, ou seja, um perfil detalhado de quem seria o seu comprador ideal.
 
E você pode fazer isso investindo em pesquisas de mercado que explorem os hábitos de cada pessoa.
 
Desse jeito é possível conhecer o que move o seu possível cliente a realizar uma compra, identificar tendências nesse comportamento e ainda quais são as melhores formas de entrar em contato com ele. Isso irá te ajudar a entrar na cabeça das pessoas e descobrir seus desejos e como realizar as vontades delas. Anotou as suas descobertas sobre os seus possíveis clientes e como pode vender mais com isso? Então agora é hora de preparar o terreno para o atendimento.
Quer saber como? Se liga na próxima dica!
 
2. TENHA UMA EQUIPE PREPARADA
 
Se de um lado da moeda existe o cliente ideal, do outro precisa existir o vendedor ideal. Não adianta pensar nas melhores condições se a sua equipe não souber atender o cliente. Por isso, um dos principais segredos de como vender mais e melhor é ter os profissionais mais capacitados do mercado. E nem é preciso quebrar a cabeça para conseguir isso, viu?!
 
O melhor jeito de assegurar que seus colaboradores estejam motivados e capacitados a te ajudar a fazer a sua empresa a vender mais é ensinando-os as técnicas de vendas mais adequadas. Também crie o hábito de realizar treinamentos com o objetivo de reciclar os conhecimentos de seus funcionários, assim eles estarão sempre afiados quando o assunto for como vender mais. Mas atenção! Existe outro ajuste a fazer para assegurar o bom funcionamento da sua empresa e vender mais.
Curioso para saber qual seria? Descubra no tópico a seguir.
 
3. ESTABELEÇA METAS
 
Como aumentar as vendas pode ser um objetivo muito amplo e até indefinido, estabeleça metas. Defina um número e em quanto tempo ele deve ser atingido. Isso ajudará a sua equipe a manter o foco. Além disso, adote um sistema de recompensas para quem cumprir com o combinado, isso serve como um fator extra de motivação. Assim, fica fácil manter o time unido e concentrado para realizar o melhor atendimento ao cliente possível.
 
E depois de ter colocado ordem na casa, você finalmente está pronto para começar a estruturar as técnicas de venda relacionadas ao contato com o consumidor. Então vamos lá, mãos à obra!
 
4. ADOTE UMA ABORDAGEM CRIATIVA
 
Quando uma pessoa realiza uma compra, ela o faz primeiro lugar pensando em resolver um problema. Por isso, ao criar a apresentação do seu produto, invista em uma linguagem fácil e em um conteúdo que o ajude a solucionar essa necessidade. Além disso, quando estiver pensando na forma de apresentar o seu produto, também o faça de maneira atenciosa e criativa. Demonstre que entende o problema do consumidor e mostre como os benefícios da sua mercadoria era exatamente o que ele precisava.
 
Como ele já vai ter acesso a descrição do seu produto, mostre como você está ligado a realidade do seu cliente e insira esses elementos no seu material. Isso vai trazer uns pontinhos de carisma a sua marca e fazer essas pessoas a olharem com outros olhos.
 
5. INVISTA EM UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO
 
Finalmente chegamos ao momento crucial da sua estratégia de vendas. Isso porque se você não tratar o cliente como se ele fosse a última bolacha do pacote, suas chances de vender mais serão maiores. Por isso, adote uma postura menos robótica e invista em um atendimento mais descontraído. Além disso, invista na criação de condições especiais baseada nos interesses de cada consumidor. Isso pode incluir diferentes formas de pagamento e contar até com cupons de desconto. Tudo vai depender das informações obtidas com o estudo de mercado. Criar vínculos de identificação com o cliente pode ser o que ele esperava para continuar comprando da sua empresa e não te trocar pela concorrência.
 
E para te ajudar a montar um script de vendas arrasador, não deixe de conferir o nosso guia. Porque agora é hora de focar no próximo passo de como vender melhor.
 
6. COMO VENDER MAIS COM O MARKETING DIGITAL
 
Atualmente, tem como pensar em qualquer estratégia pensando em vender melhor sem incluir as redes sociais ou outro canal digital, como blog e o website? Mas não é porque existem todas estas opções que para vender mais você deva investir em todas elas. Por isso é preciso conhecer bem o seu público-alvo e seus hábitos na internet, assim fica fácil saber em qual ferramenta focar.
 
Ser assertivo na abordagem garante a sua presença onde realmente está o seu público, assim você não perde tempo brincando de gato mia, aquela brincadeira de criança em que a gente fica tentando encontrar seus amigos no escuro. Ah, só não se esqueça de interagir com os clientes. A interação gera engajamento, uma ferramenta poderosa para vender mais. E se não bastasse isso, possuir uma audiência qualificada te ajuda a se tornar referência no assunto e sabemos que ser líder no mercado também é uma das principais formas de vender mais.
Para você aproveitar o melhor que o marketing digital pode oferecer, conheça dois caminhos que ele oferece para te ajudar a vender mais.
 
INBOUND MARKETING
 
O primeiro desses caminhos que vamos citar aqui tem como destino a conquista do cliente por encantamento. O conceito de o que é Inbound Marketing tem como princípio investir em meios para que a empresa seja encontrada pelo consumidor e não o contrário. Não é à toa que ele é até conhecido como o marketing de atração. E ele faz isso adotando uma abordagem menos invasiva, ou seja, por meio do compartilhamento de conteúdo útil e relevante para conseguir informações de contato que a pessoa decidir compartilhar.
Se você não quer que o seu cliente corra o risco de desviar do caminho correto, saiba como aproveitar melhor dessa estratégia e vender mais.
 
TENHA UMA ESTRATÉGIA DE SEO
 
O Search Engine Optimization, ou SEO, é o conjunto de estratégias de otimização de sites. Se o seu foco for vender mais, o ideal é que seu site apareça em uma boa posição no Google para atrair mais visibilidade. Mas pode ficar tranquilo! Não estamos falando de nenhum bicho de sete cabeças.
Um dos pontos a serem levados em consideração é o tamanho dos seus textos, a qualidade dos seus conteúdos e o uso adequado de palavras-chave para aumentar a relevância do seu site.
Além disso, a linkagem de conteúdos é fundamental, afinal o Google encara links como votos de popularidade e relevância do seu material.
Dessa forma, se outros sites relacionados fizerem menção às suas publicações, elas conseguirão “votos” e vão te ajudar a alcançar uma posição de destaque nos buscadores, passo importantíssimo de como vender mais.
Se você quiser descobrir tudo sobre o que é SEO e conhecer outras dicas a respeito da estratégia, confira nosso conteúdo.
 
APOSTE NO MARKETING DE CONTEÚDO
 
O combustível do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Ele é todo o material que você produzir para atrair, informar e entreter seus clientes.
Por isso, faça materiais no formato buscado por sua persona com o intuito de solucionar todos os problemas dela, mas fazendo também com que ela volte ao seu site por vontade própria. O Marketing de Conteúdo é a estratégia que reunirá esforços para educar seu mercado e oferecer conteúdos de qualidade e relevância para seus clientes. Dessa forma, os materiais se tornam menos invasivos e mais interessantes aos olhos do seu público-alvo.
 
Mas caso queira saber mais sobre essa estratégia que vem revolucionando a forma de atuar em Marketing, confira nosso conteúdo sobre o que é Marketing de Conteúdo.
 
OUTBOUND MARKETING
 
Chamado também de Marketing Tradicional, o Outbound Marketing não costuma ser tão agradável quanto o seu parceiro Inbound. Isso porque ele prioriza campanhas mais invasivas, como comerciais na TV e propagandas impressas. Mas muita gente esquece que o Outbound também marca presença no ambiente digital por meio de anúncios pagos.
Para saber outros detalhes sobre essa modalidade, conheça as opções:
 
MÍDIA PAGA
Embora seja primordial produzir um conteúdo de qualidade, é inegável que essa estratégia nem sempre vai te entregar resultados rapidamente. Mas nem por isso você vai ficar na mão e ficar sem vender. Se você procura uma forma rápida de como vender mais e está disposto a aumentar um pouco os investimentos, afinal o Outbound tem um custo maior, esses são os formatos de anúncios conhecidos atualmente:
 
LINKS PATROCINADOS
Sabe aqueles links com destaque em uma pesquisa do Google? Então, eles são os links patrocinados e será onde o site da sua empresa vai aparecer se você optar por essa ferramenta.
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Te garanto que aplicando corretamente essas dicas, seus clientes possivelmente se tornarão seus amigos.
 
E um cliente amigo é certamente mais um reforço em suas vendas!