DICAS

4 passos de como engajar uma equipe de vendas

 
Vendedores motivados conseguem converter mais vendas, além de ajudarem no sucesso do negócio, mas como conseguir isso?
 
Um funcionário motivado é capaz de produzir até 50% mais, o que significa que dois funcionários altamente engajados, na verdade, valem por três. Em uma equipe de vendas, essa motivação é especialmente importante, já que o contato direto com o público determina o sucesso da atuação dos vendedores e também da gestão.
 
Mais do que apenas exigir resultados, é fundamental oferecer as condições ideais para que os vendedores possam atingir os patamares desejados. Se eles não se engajarem, isso não vai ser possível.
 
Sendo assim, veja a seguir como engajar a equipe de vendas com mudanças realmente efetivas. Acompanhe!

Defina metas alcançáveis
 
As metas são parte importante de um processo de motivação e engajamento porque ajudam a definir a direção a ser seguida pela equipe. Porém, se elas forem fáceis demais podem gerar desmotivação, ao passo que metas muito difíceis e inalcançáveis levam à desmotivação também.
 
Por isso, é papel fundamental da gestão definir metas alcançáveis, com limite de tempo estabelecido e que sejam desafiadoras na medida certa.
Ao unir as metas do negócio às metas de carreira do colaborador, o resultado se torna ainda mais propício para a conversão de vendas.

Dê feedback corretamente
 
O feedback é uma ferramenta importante para que cada profissional entenda o que deve ser melhorado e também para que haja reconhecimento. Funcionários que recebem feedback da maneira correta são quase 50% mais produtivos e 30% mais engajados — tudo isso graças à motivação gerada.
 
Por isso, use essa ferramenta sabiamente. Se um vendedor estiver fazendo algo que poderia ser diferente, aponte o melhor caminho na forma de um feedback construtivo. Quando um vendedor bater metas ou atingir resultados diferenciados, use o feedback para garantir o reconhecimento.

Realize treinamentos
 
Quanto mais capacitada para vendas a equipe estiver, mais fácil será bater metas e conquistar novos e melhores resultados. Por si só isso gera a motivação, já que o aprendizado faz parte de um conceito de autorrealização.
 
Há estudos que mostram uma forte correlação entre motivação e treinamento, o que indica que é preciso agir de forma a garantir a aplicação da educação corporativa continuada. Isso permite que os vendedores, inclusive, explorem novas possibilidades na carreira, o que garante crescimento dentro da própria empresa e também mais engajamento da equipe.

Seja um bom líder
 
O papel da liderança é inspirar a equipe a agir de forma a obter resultados, o que gera a motivação desejada.
 
Sendo assim, é necessário, por exemplo, criar um canal de comunicação transparente para que os vendedores possam ficar satisfeitos com a liderança. Além disso, é fundamental saber ouvir, assim como assumir a responsabilidade por decisões e, eventualmente, correr riscos.
 
Ser empático é especialmente importante e garante que todos na equipe vejam a sua liderança de forma a gerar o engajamento. Estudos também mostraram que a relação entre esses dois fatores é significante o bastante para que a preocupação em ser um bom líder faça parte do processo de motivação.
 
Considerando que a motivação e o engajamento impactam positivamente o resultado de vendas, colocar em prática essas ações para a sua equipe é especialmente importante. De um modo geral, a empatia, a busca por um ambiente desafiador e a comunicação são pilares muito importantes para gerar uma equipe de vendas mais motivada.
 
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E então, gostou das dicas sobre como engajar a equipe de vendas? Eu, Chico Ferraz, tenho muito a ensinar, pois minha experiência em vendas me mostrou vender mais, vender melhor. Você, amigo líder de equipe de vendas, venha falar comigo. Vamos bater um papo, tomar um café. Me permita apresentar uma palestra para seus colegas, seus vendedores.
 
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