DICAS

Quer saber como aumentar a produtividade da equipe? Não cometa erros clássicos

 
Reclamar o tempo todo e apontar culpados sem dados concretos, não ajuda a aumentar a produtividade da equipe

Muitos líderes de times de vendas se preocupam em como aumentar a produtividade da equipe comercial, mas acabam fazendo “mais do mesmo”, isto é: usando táticas que até poderiam funcionar no passado, mas que neste momento, ou já fazem parte dos hábitos de trabalho de todos (o que é bom) ou já não funcionam mais.

O primeiro erro é insistir em fazer algo que você já percebeu que perdeu a eficácia.

Portanto, atitudes como relembrar a todo momento que sem bater metas não há bônus, ou que é preciso estudar o cliente antes de visitá-lo, são ótimos conselhos, mas seu time já sabe disso (ou, pelo menos deveria).

O segredo está em capacitar e dar condições de trabalho para que sua força de vendas consiga realizar o que sabe fazer de melhor: vender.

Para isso, selecionamos 5 atitudes que todo gestor deve evitar e que se você apagar de sua rotina de liderança, serão uma forma muito eficaz de como aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Como aumentar a produtividade da equipe: tudo que um líder não deve fazer

Como dissemos no início, velhos hábitos, às vezes, precisam ser mudados. Por exemplo: proibir os funcionários de usar mídias sociais.

Muitas empresas fazem isso porque acreditam que os colaboradores estão “matando o tempo” e diminuindo a produtividade na empresa. Mas será que para um time de vendas, usar as redes sócias não é, na verdade, uma forma de aumentar a produtividade?

Uma pesquisa publicada na revista do MIT mostrou que 73% dos motivos de usar as redes sócias na empresa estão diretamente ligados ao trabalho.

Portanto, usar as redes sociais, e não apenas o LinkedIn, mas até o Facebook, para conhecer melhor seus clientes e a personalidade de um comprador, é produtivo e deve ser estimulado, com o devido controle sobre os abusos dos dois primeiros itens do gráfico.

Vamos ver, a seguir, mais 5 dicas práticas de como aumentar a produtividade de sua equipe de vendas deixando de lado atitudes que não funcionam mais.

Como aumentar a produtividade de sua equipe de vendas: o que NÃO fazer

Pra cada atitude a evitar, adicionamos o que deve ser feito em seu lugar, acompanhe:

1 - Não reclame: ensine

Não chegue dizendo:

– Caramba! Será que você ainda não entendeu que deve mostrar o valor de nossa solução para o cliente, seus benefícios, e não ficar falando de atributos e funcionalidades?

Além de grosseiro, não vai resolver nada.

Chame o vendedor para uma reunião de feedback, repasse as técnicas que você usa e outras táticas de vendas consagradas.

Todo mundo gosta de receber conselhos, mas ninguém encara uma bronca de forma receptiva.

2 - Não tire metas da cartola, apresente-as claramente ao vendedor
 
“O que foi co mbinado, não sai caro”. Uma frase antiga, mas que faz todo sentido na área de vendas.

O foco de sua gestão não é correr atrás do prejuízo depois que a meta não foi cumprida. Faça diferente: sente com o vendedor em uma reunião pessoal e defina em conjunto com ele suas metas e porque você confia nele para alcançá-las.

E mais, diga que se no meio do caminho as coisas não estiverem indo como ele esperava, que venha falar com você.

Pronto: você não precisa cobrar metas, seus próprios vendedores vão fazer isso com eles mesmos e, se necessário, se anteciparão ao seu novo feedback, vindo pedir direcionamento.

3 - Não pergunte o que aconteceu: saiba antes

Não tem como aumentar a produtividade da equipe mostrando desconhecimento e falta de controle dos números de vendas e até dos indicadores financeiros da empresa.

É por isso que um sistema CRM faz toda diferença na hora de gerenciar seu time de vendas. Você pode acompanhar passo a passo o desempenho da equipe, tudo atualizado em tempo real e online, sem ter que ficar tentando entender planilhas complexas e pouco confiáveis ou, pior, perguntado “Como estão indo as vendas?”.

4 - Não aponte culpados: faça perguntas e co-crie soluções

Com tudo isso que você viu até agora: capacitação, metas claras e dados disponíveis, não existe postura pior para um líder do que apontar culpados.

O culpado, em última instância, é sempre o chefe. E, aliás, esta é uma atitude clássica que diferencia líderes de chefes: O líder dá feedback, capacita e orienta, o chefe aponta o dedo.

É claro que uma sequência de desempenhos abaixo da média e atitudes desleais podem levar a consequências mais sérias do que somente “uma conversa”, mas nunca acuse ninguém pelo mal desempenho das vendas da empresa, sem antes entender a fundo os porquês do resultado e idealizar soluções com os envolvidos.

5 - Não diga o que fazer: peça opiniões

Neste ponto, é muito mais uma questão de rapport e PNL aplicados aos seus vendedores.

É claro que, na maioria das vezes, você sabe exatamente o que deve ser feito, mas se em vez de simplesmente entregar “a receita do bolo”, você chamar o vendedor ou a equipe e pedir opiniões, os resultados podem ser bem mais efetivos.

Algo mais ou menos assim:

– Gente, surgiu uma excelente oportunidade de abertura de um novo cliente! Vamos pensar juntos em um plano de ação para conquistar esta conta?

Este tipo de atitude traz vários benefícios para você e seu time:
  • Todos se sentem prestigiados, notam que a opinião deles é ouvida e a motivação aumenta.
  • Você pode realmente ouvir excelentes ideias que não tinha pensado e complementar (ou mudar) a sua.
  • Você conhece melhor sua equipe e pode até começar a definir futuros líderes.
  • Alguma informação que você desconhecia pode ser revelada e auxiliar no processo do fechamento desta venda.
  • Chega-se a uma solução de consenso em que todos estão previamente de acordo e, por isso, mais motivados e produtivos.
Que achou de nossas dicas de como aumentar a produtividade da equipe?
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