O impacto do atendimento no resultado da equipe de vendas

 
O atendimento ainda é a melhor moeda de troca para fazer a diferença em uma equipe de vendas
Atendimento parece assunto do passado, não é mesmo? Todas as empresas já interiorizaram o tema e sabem da sua importância para que as vendas aconteçam. Toda equipe de vendas sabe, de cor e salteado, como esse assunto é essencial e, portanto, não temos mais o que falar, não é mesmo?!
 
Com o crescimento cada vez mais rápido da internet, somos surpreendidos diariamente com mais reclamações de atendimento péssimo por empresas que simplesmente não podem deixar a desejar no relacionamento com o consumidor.
 
Servimos bem para servir sempre?
 
Infelizmente as empresas ainda deixam a desejar e como se já não bastasse não utilizarem o atendimento como diferencial fora da internet, no mundo online a coisa é bem pior.
O atendimento é um dos principais, se não o principal, dilema da gestão de vendas. Por esse motivo, milhares de empresas deixam de vender e conquistar clientes diariamente.
 
Pensando nisso, elaboramos 5 dicas para promover o atendimento como um diferencial da equipe de vendas da sua empresa.
 
Educação é requisito obrigatório nas equipes de vendas
Acorde e encare a educação como requisito obrigatório de qualquer profissional, especialmente, alguém da área de vendas
 
1. Educação é diferente de atendimento
Educação e atendimento não são a mesma coisa. Educação é obrigatório em qualquer empresa, em qualquer equipe de vendas. Uma equipe sem educação mancha o nome da empresa e ainda pode ser a razão de alguns processos.
 
Dar bom dia, boa tarde ou boa noite ao cliente, dizer para que ele fique à vontade e coisas do tipo não tem nada a ver com um bom atendimento, tem a ver com educação.
 
Bom atendimento é, acima de tudo, respeitar o espaço do cliente, seu tempo de escolha e decisão e fazer com que ele enxergue na equipe de vendas um aliado e não um inimigo.
 
2. Não tenha uma equipe de vendas grudenta
A pior coisa que existe é quando nos deparamos com vendedores carentes. Sim… aqueles que sempre nos ligam ou colam perpetuamente assim que entramos em uma loja.
 
Existe um limite entre atenção e intromissão.
 
Ligar para um cliente pedindo feedback de uma proposta todos os dias, por exemplo, é uma grande intromissão. Certamente, com uma equipe de vendas assim, não vai demorar muito para que os clientes comecem a reclamar.
 
Por outro lado, ligações de follow-up pontuais – quinzenalmente, dependendo do que a empresa vende – mostram para o cliente que o vendedor não esqueceu dele e que continua querendo servi-lo.
 
3. Servir precisa estar na essência da equipe de vendas
Existem milhares de vendedores que odeiam dar informações sobre assuntos que, para eles, não estão relacionados com aquilo que fazem.
 
Agora, será que se alguém ligasse para sua empresa e pedisse, por exemplo, o telefone de uma pizzaria próxima de sua casa, qual seria a reação da sua equipe de vendas?
 
Pois se nos EUA alguém fizer isso com a Zappos, e-commerce de roupas e sapatos, terá como retorno as informações desejadas, além de ser atendido por um profissional altamente gentil e atencioso, fazendo de tudo para agradar a pessoa que está do outro lado do telefone.
 
Uma equipe de vendas nasceu para servir aos clientes. E não existem “não clientes” para uma empresa. Existe quem já comprou e quem não comprou (ainda) e mesmo que a sua empresa seja bem segmentada, pode surgir uma indicação de alguém que, por exemplo, foi indicado para uma ótima pizzaria.
 
 
Cara feia por quê? Servir deve estar na essência de todo vendedor
 
4. Crie um laço com seus clientes
Mais do que uma venda realizada ou um serviço de pós-venda, a equipe comercial precisa criar um laço permanente com seus clientes.
 
Pode ser um compromisso de enviar informações sobre o mercado, um compromisso de investir na reciclagem dos clientes, um evento para mostrar que se preocupa com os resultados dos clientes e assim por diante.
 
Nunca esqueça de um cliente após a venda ou simplesmente o coloque nos programas de pós-venda. Todo contato precisa ser pessoal e altamente específico com aquele cliente.
 
Pode ser um convite para um evento, um livro, uma matéria de revista. Coisas simples e únicas que mostram que a sua equipe de vendas não esquece dos clientes após a venda.
 
5. Agradeça sempre
Mesmo quando for a equipe de vendas que tiver feito um favor. Sempre se sinta útil por poder servir seu cliente.
 
Lembre-se de que ele poderia ter escolhido qualquer empresa no mundo e escolheu a sua e, por isso, não merece ser apenas bem tratado, merece ser servido com dedicação e entrega pela sua equipe de vendas e toda a empresa.
 
Por isso, toda oportunidade de atender ao cliente, é mais um voto de confiança e mais uma oportunidade de surpreender, entregando mais do que o esperando.
 
Lembre-se disso. Agradeça sempre ao cliente por ter dado a oportunidade de servi-lo, independentemente do que seja.
 
Agradeça sempre!
Sempre se sinta útil por poder servir e agradeça sempre ao cliente pela oportunidade
 
Garanta que sua equipe de vendas esteja totalmente voltada a servir os clientes.
 
O cliente não precisa apenas ser bem recebido e bem atendido pela equipe de vendas. Ele precisa se sentir único e relevante para a empresa. E, cabe à equipe de vendas transformar uma proposta e/ou uma venda, em uma oportunidade de servir alguém que precisa dos seus serviços.

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